Perigo

Moradores alertam para falta de poda de árvores na Zona Norte

Acidentes já foram registrados por conta da falta de manutenção

Segundo moradores, órgãos responsáveis já foram acionados mas não visitaram o local
Segundo moradores, órgãos responsáveis já foram acionados mas não visitaram o local |  Foto: Lucas Alvarenga
 

A grande quantidade de árvores que estão sem receber poda em ruas da Tijuca, na Zona Norte do Rio, apontam perigo para moradores, segundo denúncias.

Os galhos e as folhas já estão ultrapassando a fiação do local, deixando quem passa por lá com medo e insegurança.

Conforme relatos, a falta de manutenção já chegou a causar acidentes, como casas com telhas quebradas e carros amassados. A preocupação é o medo de que o futuro traga acidentes ainda mais graves.

A professora Márcia Torres, de 56 anos, é moradora da região e contou que toda a Zona Norte sofre um 'descaso' das autoridades.

"São vários os riscos: é risco de fiação elétrica, é risco de danificar carros, é risco de pedestres passarem e de repente cair um galho, são vários riscos. Então, é importante que a prefeitura tenha esse cuidado com a cidade e com os cidadãos. O imposto aqui na Tijuca é muito alto, e a gente está bem largado. Se preocupam muito com festas, carnaval, Rock in Rio", reclamou.

Árvores sem podas se misturam nas fiações de postes
Árvores sem podas se misturam nas fiações de postes |  Foto: Lucas Alvarenga
 

Só na Rua Amaral e na Rua Maxwell, diversas árvores foram flagradas pela equipe de reportagem do ENFOCO, nesta quarta-feira (31), sem podas e se misturando às fiações dos postes.

Francisco do Carmo, de 82 anos, informou que já cansou de solicitar aos órgãos responsáveis para tomarem alguma medida, mas ele afirma nunca ser atendido.

"Na Rua Maxwell já foi solicitado várias vezes a poda, até hoje não foi. Ela está subindo até no terceiro andar, quarto andar, o que é um grande perigo. Ninguém aparece para cortar, só vão aparecer quando ocorrer um desastre. Se tiver um vento forte, ela vai cair, pode ter o risco de machucar alguém na rua", relatou o senhor.

Procurada, a Prefeitura do Rio, por meio da Fundação Parques e Jardins, ainda não retornou sobre quais medidas adotará na região.

< Queima de arquivo em escola de Niterói vira caso de polícia Motorista perde o controle e atropela seis motociclistas; um morreu <